SAIBA MAIS SOBRE AS PRAÇAS E ESPAÇOS DE LAZER DA UFRR
- Por Robson Moreira, Thays Santana e Rafael Moura
- 31 de mar. de 2016
- 4 min de leitura
Ao longo dos seus 26 anos de existência, a Universidade Federal de Roraima vem se desenvolvendo, se modernizando e melhorando a infraestrutura de seus campi. Isso inclui as praças e os vários espaços de lazer que fazem parte da UFRR atualmente, muito diferente do início, onde os alunos e funcionários não contavam com opções para fazer um lanche, bater um papo ou descansar entre um intervalo e outro nos dias de aula.
O início da Universidade, onde se observa a ausência de praças

Arquivo UFRR
A professora do curso de jornalismo, Antonia Costa, relatou que somente depois de alguns anos é que foram surgir as primeiras lanchonetes, antes existiam apenas algumas cantinas nos blocos antigos. Para ilustrar a falta de serviços de entretenimento e lanche no campus Paricarana, tornou-se folclore a ida a um bar e lanchonete localizada na avenida Ene Garcez, bem em frente à entrada principal deste campus.
Com o passar dos anos, as praças e espaços de convivência foram surgindo no campus Paricarana

Arquivo UFRR
Costumeiramente às sexta-feira, alguns alunos e professores se dirigiam ao local, que na brincadeira chegou a ser chamado de um novo bloco, como espaço para os que procuravam momentos de distração principalmente após as aulas. A partir daí, o mato e o lavrado que faziam parte dos arredores da universidade, foram dando lugar a empreendimentos de convivência e lazer para os universitários.
As praças mudaram de conceito ao longo dos anos; no nosso país a ideia de praça normalmente está associada a presença de ajardinamento, como um espaço verde, mas tem suas utilidades modificadas em cada localidade. Na Itália, por exemplo a praça é um espaço aberto dentro de uma cidade, muitas vezes usado como um mercado livre, comunidade que por ali passa, seja para altas conversas sobre as matérias e os assuntos diversos, de como foi o dia, como mas já para os gregos e romanos antigos, as praças eram um lugar de discussões e de debates de ideias entre cidadãos, modo que tinha para exercer a democracia e expor seus argumentos.
Hoje os alunos e funcionários da universidade contam com praças e espaços de convivência em vários blocos

UFRR Oficial
Sabemos que as praças são lugares agradáveis de recreação, especificamente as praças da nossa universidade que são usadas por alunos, professores, servidores ou até mesmo a comunidade que por ali passa, seja para altas conversas sobre as matérias e os assuntos diversos, de como foi o dia, como estão as notas e etc. Também ponto de encontro entre amigos, de diferentes cursos, ou mesmo para apreciar a paisagem enquanto o ônibus não vem. A aluna do curso de Comunicação Social Jaqueline Rocha, afirma que as praças têm como papel principal, ser um local de descontração. “Serve para reunir com os amigos e descontrair, sair um pouco daquele ambiente de sala de aula nos intervalos.” Afirmou.Além das praças, algumas lanchonetes podem ser encontradas pelos campi da UFRR, onde são servidos os mais variados tipos de lanche, como sanduíches, sucos, bolos e até a paçoca de carne, prato típico de Roraima.
Centro de Convivência, espaço com uma praça, além de agências bancárias e uma agência dos Correios

Robson Moreira
No campus Paricarana também está o centro de convivência, localizado próximo a biblioteca central, onde estão as agências bancárias e também uma agência dos Correios. Local de grande utilidade para aqueles que utilizam esses serviços ou que precisam enviar uma correspondência, favorecendo especialmente os que residem na moradia universitária. Entretanto, o espaço ainda necessita de muitas melhorias e modernização, já que em algumas situações, há relatos de caixas eletrônicos que não funcionam ou que ficam sem disponibilidade para saques e outras demandas. Na universidade, algumas praças são utilizadas como ponto de ônibus, porém são locais que assim como o centro de convivência, também precisam de melhorias, como bancos e abrigos novos e confortáveis, pois muitas pessoas que trabalham ou estudam na instituição, utilizam o transporte coletivo e ficam longos períodos esperando a condução para casa.
Uma melhoria recentemente lançada pela reitoria da universidade, e que irá influenciar a vida daqueles que utilizam as praças e os espaços de lazer, é a implantação da rede de internet wifi em todos os prédios da UFRR, assim, alunos e professores estarão sempre conectados mesmo fora da sala de aula.
Locais que servem como ponto de ônibus ainda precisam de algumas melhorias

Robson Moreira
Então, sentiu aquela fome, ou está sem fazer nada, reúna os amigos ou os colegas de turma, e aproveite os espaços de lazer, convivência e diversão que a nossa universidade oferece, não se esquecendo de colaborar com a limpeza e conservação desses locais, para que assim, possamos ter uma UFRR cada vez melhor, mais limpa, organizada e unida. “Além de utilizarem de forma corretas as lixeiras que contém papel, plásticos e outros materiais, sempre que possível, os acadêmicos e funcionários deveriam andar com algum tipo saquinho dentro da bolsa ou da mochila, para guardar as embalagens de balas, chocolates, lanches e coisas deste tipo e assim evitarem jogar lixo no chão ou dentro da sala de aula.” Frizou Karina Mota, aluna de Comunicação Social.

Robson Moreira
Se cada um fizer a sua parte contribuindo com a limpeza e conservação desses locais, teremos uma universidade cada vez melhor.
Comments