Trote em família
- portaufrr
- 6 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
A maioria das pessoas está acostumada com o trote que ocorre dentro das faculdades, realizado pelos veteranos dos cursos. Mas em alguns casos as famílias entraram na brincadeira e, junto aos amigos do aprovado preparam uma espécie de trote familiar, como forma de expressar a felicidade pela conquista do vestibulando. Foi o que vivenciou João Paulo Maboni, calouro do curso de Engenharia Civil, no dia 2 de fevereiro.

João Paulo Maboni e seus amigos
Após ver o nome do filho na lista de aprovados da UFRR, a mãe Márcia se emocionou. Decidiu então fazer o trote, repetindo a brincadeira que seus familiares fizeram quando ela ingressou na faculdade. Sentindo-se desatualizada, pesquisou maneiras de como realizar o trote, com a família e com amigos recém-universitários. Junto aos amigos de seu filho, organizou tudo: “Fizemos uma faixa com o nome dele, do curso, ano e com ‘bixo’ em homenagem a ele. A sujeira tradicional de ovos e farinha não podia faltar e fui incentivada a dar um belo banho de espumante para fechar com chave de ouro”, contou.
Essa prática se torna cada vez mais comum; é um momento de descontração que encerra o ciclo exaustivo de estudos, dedicação e ansiedade pelo qual todo vestibulando passa. O trote familiar serve também como um ‘pré-trote’ que prepara o recém aprovado para o que deve acontecer dentro da faculdade, uma preparação para a recepção que os veteranos fazem para os novos colegas. Essa dinâmica é empolgante, preparada com antecedência para que os ingressantes comecem a se sentir parte da comunidade universitária.

João Paulo junto aos seus pais, idealizadores desse trote
João Paulo gostou da forma como foi celebrada a conquista. Ele e os amigos já tinham combinado de raspar a cabeça, mas foi surpreendido pela mãe. “A ideia de raspar o cabelo já existia desde sempre, mas a ideia de jogar ovo, trigo e até vinho foi da minha mãe”. Empolgado com o curso dos sonhos, ele tem grandes expectativas para a universidade. E claro, está animado para o próximo trote: “estou ansioso e bem curioso pra começar, espero que possa aproveitar o máximo do meu curso, e é claro que vou participar do trote.”
Comments